21 de janeiro de 2015

Cuidados: Quartenium-15, o que é?



Esses dias vi no face, uma mãe alertando as outras sobre essa substância e lá vou eu pesquisar e saber a fundo o porque dela ter postado isso.


Vamos começar pelo começo (jura? haha):

O que é Quartenium-15?

Quaternium-15 é um composto químico utilizado como conservante, que libera formaldeído e está presente em diversos cosméticos. O formaldeído é classificado como um elemento carcinógeno humano. O Instituto Nacional do Câncer da Organização Mundial de Saúde e do Programa Nacional de Toxicologia têm identificado uma possível ligação entre a exposição ao formaldeído e leucemia.  Esses elementos também são altamente alérgenos e podem desencadear  dermatites, erupções cutâneas dentre outros problemas de pele. Alguns estudos mostram ainda que são clinicamente mais significativos em crianças, tento em vista que a pele de bebês são mais delicadas e finas e permitem maior absorção desses químicos.
Isso vale também pra todos os tipos de cosméticos que usamos no dia a dia. Que coisa viu!

ALERTA MAMÃES:

Eu usava o Bebê Natureza que pra mim é ótimo e não é testado em animais, me decepcionei ao saber que contém essa substância, tanto o shampoo quanto o sabonete líquido. Já o condicionador não contém. Triste demais :(
O shampoo da Granado é o queridinho entre as mamães, mas tem também. Lamentável!


NÃO CONTÉM A SUBSTÂNCIA:


Aconselho a sempre olhar o rótulo dos produtos, principalmente da Johnson's. Comprei alguns shampoos e condicionadores da Johnson's e não tinha a substância. Outros nomes para a substância são: Dowicil 75; Dowicil 100; Dowco 184; Dowicide Q, 1 - (3-cloroalil) -3,5,7-triaza cloreto de 1-azoniaadamantane, N-(3 - cloroalil) cloreto hexaminium; hexametilenotetramina cloreto cloroalilo; 3,5,7-triaza-1-azoniaadamantane, 1 - (3-cloroalil)-cloreto(Vou ter que anotar pra não esquecer, até porque esses nomes são bem fáceis né, rs).

As melhores fontes pra eu concluir esse post e fazer uma demonstração "completa" de produtos, segue logo abaixo, e gente todo cuidado é pouco com nossos pequenos! Vamos ficar de olho ok? 

Fonte: http://www.mundoovo.com.br/2013/quaternium-15/
http://www.maemedica.com.br/2014/05/quartenium-15.html

Beijo!